Entrevista: Jorge Avancini, Diretor Executivo de Marketing do Internacional.

O Blog Catimba Colorada teve o prazer e honra de realizar uma breve entrevista com o Diretor Executivo de Marketing do Internacional, Jorge Avancini. Abordamos alguns assuntos em relação as próximas ações do setor e projetos futuros do marketing colorado. Confira!



1 - Avancini, o marketing do Internacional hoje é referência em todo país. Há alguns anos era um dos setores mais criticados do clube. Como começou esse crescimento?  


Começou em 2003 com a reorganização do departamento, a vinda de diretores colaboradores que tinham intimidade e conhecimento do tema, também foi definido em Planejamento Estratégico os caminhos a seguir e como deveríamos buscar as metas traçadas. Os resultados de campo começaram a aparecer em 2005 e o resto da historia vocês já sabem.

2 - Por questão das obras do Gigante e iminente mudança de estádio, o marketing colorado estuda alguma ação para o torcedor não se distanciar do time em 2013?


 Estamos preocupados com a provável interdição do complexo promovida pelo Ministério Publico do RS, isso pode acontecer a qualquer momento, todos estamos lutando para evitar essa decisão que em muito nos prejudicaria. Quanto aos sócios, a cada dia promovemos novas ações para manter sua fidelidade, mas agora que tem que fazer sua parte é o sócio, não pode e nem deve abandonar o clube neste momento que estamos reformando nossa casa.

3 - A aliança com a Nike com certeza foi um dos maiores acontecimentos do futebol gaúcho nos últimos anos. O Inter tem algum projeto da internacionalização da marca, visando venda de produtos colorados em outros países nas lojas Nike? 


Sim estamos trabalhando nele, um dos projeto e a ida para os países da Asia, em especial a China e/ou Coréia, a outra é trabalho que estamos desenvolvendo com a Nike para ter nossas camisas em Nike Store espalhadas pelo  mundo, não é um trabalho fácil em função e questões tributarias e legais de cada pais, quem sabe em 2013 já teremos alguma coisa. Tambem neste momento começamos a negociar a abertura de lojas nos aeroportos de Carrasco (Uruguai) e no de Ezeiza (Argentina), até o final do ano já deverão estar operando.

4 - Hoje na europa, principalmente em Barcelona, o turista que chega na cidade já é convidado para  fazer um tur pelo Camp Nou. Temos a visita colorada, que abrange somente quem vai ao Beira rio ou toma conhecimento através do site do clube. O Inter tem alguma ideia para expandir essa visita colorada, para que a partir da Copa do Mundo o clube se torne um ponto turístico visado em Porto Alegre e não somente para os amantes do futebol?


 Já fizemos esse trabalho durante os anos de 2010 e 2011, tínhamos distribuição de material em todos os hotéis de POA e também no aeroporto, agora as visitas estão proibidas pelo Ministério Publico, só nos resta aguarda o termino das obras para reativar o projeto Visita Colorada.

5 - O Inter já tem alguma plano de Marketing para o Forlán? Bonecos, camisas e etc. 


Sim, estamos bem evoluídos nesse ponto, já fizemos varias reuniões com a empresa de marketing do Forlán e neste momento estamos definindo a linha e segmento de produtos que iram ao mercado, em 70 dias já devemos ter produtos do Forlán no mercado.

6 - O "sonho" dos colorados sempre foi ter jogadores usando camisas com nome e numeração fixa. Esse ano a numeração fixa foi adotada, quando será lançado os nomes nas camisas? 


Já tivemos um grande avanço fixando os números ao atletas, agora o próximo passo e a inclusão do nome nas camisas que ainda não ocorre por questões operacionais, todo  material (colocação dos números e patrocinadores) é feito horas antes do jogo, a Nike ainda não disponibilizou os nomes de forma inteira, aplicar letra a letra para nós, neste momento, é inviável operacionalmente.

7 - Um passo muito importante foi dado: As franquias da Inter não estão mais ligadas ao co-irmão. Podemos esperar algo em relação ao patrocínio da camisa e produtos licenciados?


O novo projeto de franquia que começa a ser implantado nesse 2º semestre prevê a separação em definitivo dos lojistas e fabricantes, não poderá haver mais quem atenda a nós e o co-irmão, temos um plano ousado de expansão para 60 lojas até 2014 e elevar a atual receita de R$ 11 milhões/ano para R$ 20 milhões/anos, ate 2014.
Quanto aos patrocínios, isso é difícil, não que nós nao quiséssemos ter apoiadores separados, quem não quer são os patrocinadores, tem medo da retaliação que os torcedores possam fazer a seus produtos, isso acho que vamos ter muita dificuldade para mudar, uma cultura arragaida que começou nos anos 90 com a chegada da GM aos clubes.


8 - O Inter pretende investir com lojas no nordeste do país? Pois lá há muitos colorados e turistas que procuram artigos esportivos. Sem contar que a maioria dos habitantes da região torce para times do sudeste. 


Como falei na questão anterior, nossa meta é abrir 60 lojas em todo o Brasil.


9 - O projeto do Inter em alcançar o mercado Chinês ainda está em pauta?  


Estamos em fase de montagem do plano, esse é um projeto que não podemos brincar, é serio e seu retorno é de médio e longo prazo. Na ultima semana passei 2 dias em São Paulo conversando e me reunindo com vários potenciais parceiros sobre esse desafio.


11 -  Quais são as próximas ações de marketing que já em pauta para os próximos meses? 


Projeto Asia, Implantação nova modelagem das franquias, Plano de Sócios "Nada vai nos separar", ;lançado recentemente e a busca de mais um grande patrocinador para a camisa.

Curta nossa página no facebook!
Entrevista: Jorge Avancini, Diretor Executivo de Marketing do Internacional. Entrevista: Jorge Avancini, Diretor Executivo de Marketing do Internacional. Reviewed by Redação on 09:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário