Evoluções do Gigante IV ( 26 Novembro 2012 ).

Faz apenas uma semana do meu último comentário, e já estamos aqui para atualizá-los sobre as novidades e progressos da reforma do Beira Rio. A evolução de uma semana muitas vezes não é perceptível, mas vou descrever o que vi com meus olhos e com a ajuda de tantos outros que contribuíram com fotos e relatos desde a última atualização.

Primeiro, eu gostaria de falar de alguns assuntos e novidades “extra-obras”. 

Ontem ficamos sabendo que o Internacional deverá adotar Caxias do Sul como sua nova casa, mais precisamente o estádio Centenário do Caxias (http://vai.la/2SNQ ). Também foi informado que o estádio Beira Rio deverá ficar fechado no mínimo até o início de setembro de 2013. O presidente Luigi pensa em utilzá-lo quando cerca de 80% dele estiver concluído, para o restante das competições do ano, mas eu torço para que o clube se adapte na nova casa e que não precise antecipar a abertura com o Beira Rio ainda incompleto. Usá-lo antes de pronto, tiraria todo o brilho de uma inauguração com o estádio novo, completo e remodelado.

Também tivemos o lançamento do pôster oficial das cidades sede. Confesso que esperava mais de Porto Alegre, outras cidades fizeram trabalhos ótimos apresentando suas diversidades de forma mais agradável e representativa, cito as cidades de Manaus, Rio, São Paulo, Salvador entre as mais bonitas.
Veja lista completa dos posters em ( http://vai.la/2SNK ) e o de Porto Alegre no dia do lançamento no gramado do Beira Rio (http://vai.la/2SNO ).

Agora as novidades sobre a reforma. 

No exterior do estádio, a “Casa do Torcedor” está cada vez mais adiantada, nos últimos acabamentos (http://vai.la/2SOg,http://vai.la/2SOh). Existe uma estrutura na mesma área, de tamanho semelhante, mas sem cobertura, imaginamos ter relação com a “Casa do Torcedor”, talvez uma área de apoio ou complementar para este espaço (http://vai.la/2SOi). A inauguração está prevista para as próximas semanas, provavelmente início de dezembro.

Continuando no exterior do estádio, o lixamento da rampa segue nas estruturas que a sustentam (http://vai.la/2SOj ) . Identificamos algumas estruturas metálicas à frente da loja/museu, semelhantes a formas ou moldes (http://vai.la/2SOk , http://vai.la/2SOl ). Do outro lado do estádio, na parte fechada ao público, existem estruturas semelhantes, mas preenchidas com concreto (http://vai.la/2SOm , http://vai.la/2SOn). Seguem os trabalhos nas torres de acesso e elevadores (http://vai.la/2SOp , http://vai.la/2SOs). O trabalho no novo edifício garagem, transforma o pátio a cada dia, parecendo uma floresta de concreto. A altura das fundações já passa seguramente dos 2 metros (http://vai.la/2SOt , http://vai.la/2SOy ). Entre o estádio e o edifício garagem, estão sendo feitos buracos e colocados canos para saneamento da área do estádio (http://vai.la/2SOBhttp://vai.la/2SOD,http://vai.la/2SOE ).

Por dentro do estádio. Conseguimos fotos inéditas de várias posições internas do estádio, locais ainda não documentados (agradecimentos especiais ao Oimpostor Do Beira Rio) . Fotos do primeiro nível, onde ficaração as lojas (http://vai.la/2SOF ). Fotos do segundo e terceiro nível, onde aparece o espaço sendo tratado para receber novas atribuições tipo camarotes, restaurantes, etc (http://vai.la/2SOG , http://vai.la/2SOH ,http://vai.la/2SOI) . Já abaixo da nova arquibancada nova do Q1, o trabalho segue na conclusão dos banheiros e áreas relacionadas (http://vai.la/2SOJhttp://vai.la/2SOKhttp://vai.la/2SOL). Algumas fotos inéditas nos dão a perspectiva da proximidade dessa nova arquibancada com a bandeira de escanteio, por exemplo, (http://vai.la/2SOM ,http://vai.la/2SON , http://vai.la/2SOO ). E o mesmo podemos verificar na proximidade do banco de reservas em relação à mureta de separação da torcida (http://vai.la/2SOPhttp://vai.la/2SOQ).

Na parte visível da obra, dentro do estádio, existem algumas novidades. Com a retomada de colocação dos pré-moldados, parece que a estratégia agora é terminar os muros de separação com a torcida, junto com as colocações dos pilares de sustentação de arquibancadas. Podemos ver que faltam poucos lugares para terminar os muros (http://vai.la/2SORhttp://vai.la/2SOS), e no lado oposto, onde ainda não tem pré-moldados, Q2 e Q3, os muros apresentam recortes prevendo provavelmente áreas de escape com escada caso precise o público acesso ao gramado (http://vai.la/2SOT ). Notei também que está sendo trabalhado o piso da área do Q4, mesmo ainda sem ter ele completo, como se pode ver aqui por estas fotos (note, abaixo do lance do primeiro degrau as caixas de concreto: http://vai.la/2SOU , e em mais detalhe abaixo do Q4: http://vai.la/2SOV). A área de tratamento da superior aumentou, forçando o isolamento de quase metade do estádio (http://vai.la/2SOW). Nas áreas sendo tratadas, além da limpeza do concreto ruim, já está sendo feito tratamento das emendas (http://vai.la/2SOXhttp://vai.la/2SOYhttp://vai.la/2SOZ). Na parte da arquibancada já pronta, o Q1, identificamos uma estrutura nova, que está replicada em vários degraus. Parece ser algum tipo de teste de infiltração, pois todas as estruturas estavam tomadas por água, ou ainda alguma preparação para outras estruturas, coisas que supomos, pois não temos certeza (http://vai.la/2SP0http://vai.la/2SP1

Enfim chegamos ao final de nosso resumo. A visão geral que tive é que as coisas da reforma irão realmente acelerar tão logo o estádio seja fechado. De alguma forma, a rotina de jogos influencia na velocidade do andamento, principalmente pela necessidade de manter o espaço limpo e organizado para os jogos. Assim, espero que as novidades aumentem em um curto espaço de tempo (cobertura, etc). 

Pessoal, obrigado pela atenção, foi um desafio conseguir escrever sobre as atualizações baseado em tantas informações que obtivemos. Agradeço a contribuição de todos, pelo tempo, trabalho e esforço que tiveram para ajudar com as informações sobre esta grande obra. Espero que tenham curtido, estaremos aqui ainda para continuar dando detalhes do que está acontecendo mesmo neste período sem futebol. Afinal, as obras não param.

Para terminar, uma foto panoramica do nosso Beira Rio. Muito disso tudo estará diferente na próxima vez que ele for aberto, e um pouco de tudo que eu sinto continuará aqui dentro... até nos reencontrarmos (http://vai.la/2SP2) . Beira Rio, até breve.

Um grande abraço!
Emílio Fialho
https://twitter.com/EmilioFialho
Evoluções do Gigante IV ( 26 Novembro 2012 ). Evoluções do Gigante IV ( 26 Novembro 2012 ). Reviewed by Redação on 21:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário