Evoluções do Gigante V

Saudações, Gigantes!

Depois de 3 semanas, enfim estamos de volta. Final de ano, geralmente esta uma época de reflexão, e neste momento, muitas coisas que foram parte de nossas vidas passam como um filme em nossas cabeças. E também é assim com nosso estádio. Desde o início do ano quando foi definida a parceria do Internacional com a Andrade Gutierrez muitas coisa se passaram e hoje estamos aqui para contar um pouco dessa história.

Eu sinto que muitos se angustiam e se perguntam como está o andamento da reforma, se ela está de fato dentro do cronograma, ou porque não enxergamos evoluções de forma mais rápida, ou aparente. Muitas dessas questões aparecem de fato, porque realmente acompanhamos o dia a dia, temos procurado informações e documentado passo a passo este processo que visa transforma a nossa casa em um moderno complexo esportivo e multiuso. 

Para abrandar um pouco isto, lembro que o contrato de reforma do Beira Rio preve a entrega para dezembro 2013. Isto quer dizer 12 meses ainda de obra. Para usar como referencia, gostaria de apresentar esta matéria, (http://vai.la/2Ty1). Nela são apresentadas as evoluções das obras nos 12 estádios relacionados para a copa. Vejam em especial o aspecto do estádio Castelão entregue agora em dezembro (http://vai.la/2Tyu). Ele está absolutamente sem nenhuma das fundações da arquibancada inferior, a superior não está tratada e não está nem perto de se colocar alguma estrutura de sustentação da marquise. Agora comparem a foto anterior com isto: (http://vai.la/2Tyw). O estádio Beira Rio com o mesmo tempo / fase em se comparando com o castelão de um ano atrás. Para ajudar vou listar as diferenças mais visíveis entre um e o outro na MESMA fase:

No Beira Rio, todas as estruturas de fundações para nova inferior estão prontas. Cerca de 35% inferior completa com todos os pré-moldados colocados. E outros 65% já com colocação em andamento, seja no nível de pilares, de vigas jacaré ou muro (http://vai.la/2Tyx). Em ambos já sem o gramado (http://vai.la/2Tyy). No Beira Rio, o trabalho de recuperação da superior já em andamento (http://vai.la/2Tyz), cerca de 70% em tratamento (http://vai.la/2TyC). Todas as fundações de sustentação da cobertura colocadas (http://vai.la/2TyD). Todas as estruturas de torres de circulação (http://vai.la/2TyE) e elevadores externos (http://vai.la/2TyF) com fundações prontas, e em nível de edificação. Tratamento da fachada com o lixamento dessas áreas iniciado, com a conclusão do tratamento das 2 rampas de acesso à superior (lado Pq Gigante: http://vai.la/2TyG, lado Pe Cacique:http://vai.la/2TyH). Praticamente todas as demolições internas do edifício do estádio já realizadas, com o término dos jogos, os vestiários foram demolidos (http://vai.la/2TyH) assim como o acesso ao gramado (http://vai.la/2TyI) e os bancos de reservas (http://vai.la/2TyK). Edificio garagem já no primeiro dos 3 andares, com a colocação do piso no térreo (http://vai.la/2TyL). Estrutra de acesso e acolhimento do torcedor pronta (Casa do Torcedor: http://vai.la/2TyMhttp://vai.la/2TyN). 

Enfim, todas essas obras foram efetuadas nos 10 últimos meses. Obras realizadas com o estádio em funcionamento, com a realização de jogos e a continuidade da parte administrativa do clube. Condição única entre os 12 estádios da copa. Eu vejo muita evolução. E vejo que faltam 12 meses de trabalho agora com o estádio fechado. Tempo de sobra para concluir o que falta. 

No mês de dezembro estive muito tempo fora da cidade, em viagens à trabalho. Inclusive redigo este artigo neste momento daqui da capital dos paulistas. Mas nesta semana, antes de vir para São Paulo, tive a oportunidade de estar no Beira Rio e vou resumir aqui as principais novidades que vi por lá:

- A primeira impressão que vejo, é que agora sim, o estádio é um completo pátio de obras. Todo o seu entorno está isolado, e todas as áreas de edificação estão protegidas de acesso não autorizado (http://vai.la/2TyP , http://vai.la/2TyRhttp://vai.la/2TyH,http://vai.la/2TyShttp://vai.la/2TyT).

- A Casa do Torcedor se destaca na frente da entrada do antigo estacionamento. Agora pronta (http://vai.la/2TyU), já liberada para visitação (http://vai.la/2TyV), deve iniciar a operação de visitas guiadas à obra em janeiro, segundo o próprio Internacional. Impressionante a maquete agora revelada (http://vai.la/2TyW) que mostra alguns detalhes ainda não revelados do projeto (http://vai.la/2TyX), assim como também deixa alguns pontos de interrogação no ar.

- Ainda no exterior, no lado da Av Edvaldo Pereira e Paiva, onde não consegui acesso, mas vejo pelas contribuições de nossos membros, que estão trabalhando na fachada (http://vai.la/2TyGhttp://vai.la/2Tz0), nas novas entruturas de acesso (http://vai.la/2TyZ) e no edifício garagem (http://vai.la/2TyY). Este já com a colocação do piso do primeiro andar. Obras de infra-estrutura também ocorrem neste local (http://vai.la/2Tz3).

- As primeiras estruturas mais complexas da nova estrutura começaram a chegar (http://vai.la/2Tz1). A preparação para a retirada do placar (http://vai.la/2Tz2) e das torres de iluminação (http://vai.la/2Tz2) foram terminadas. Agora é só retirar, previsão, início de janeiro.

- No interior do estádio, grandes surpresas. O gramado foi praticamente todo retirado (http://vai.la/2Tyy) , e parte dele doado para sócios em dia, em ação de marketing do SCI (http://vai.la/2Tz4). As partes da operação do estádio em dia de jogo, foram retiradas, tais como bancos de reservas, acesso ao vestário, os próprios vestiários em si, além do próprio gramado, liberando toda a área para a obra (http://vai.la/2Tz5). 

- Outra grande novidade é a retomada da colocação dos pré-moldados. Agora usando os equipamentos de segurança exigidos pelo DRT, foram realizadas todas as fundações de todos os quadrantes, agora seguem as colocações de muros, vigas, e arquibancadas. Num magnífico trabalho do Renan Varela, temos um resumo da colocação e a percepção de evolução desta atividade mês a mês (http://vai.la/2Tz6).

- Tivemos também o primeiro teste de colocação de cadeira, bem abaixo do antigo boné (http://vai.la/2Tz8). Ela é uma da lista de cadeiras apresentas anteriormente, possivelmente a cadeira estilo Berlim (primeira da lista à esquerda: http://vai.la/2Tz9) usada no Estádio Olímpico de Berlim. Tivemos uma visão de quão organizada é a estrutura da AG, com a apresentação do interior da área dos alojamentos (http://vai.la/2Tz7) .

Enfim, num mês de grandes novidades, gostaria de encerrar o relato com um premio para todos os membros do grupo e que ajudaram a fazer dele o melhor lugar para acompanhar as obras da reforma do nosso querido estádio Beira Rio. Neste final de ano, vamos lançar uma grande promoção, onde iremos sortear brindes exclusivos diretamente ligados à reforma, e de certa forma, únicos. Com a coloração e ajuda de pessoas que são parte deste grupo iremos sortear 6 ítens “colhidos” nesses 10 meses de obra, e que foram ou são parte dessa história. Fiquem ligados, as fotos de alguns desses brindes está em nosso álbum de promoções (http://vai.la/2Tza) !

Agradeço o tempo, carinho, atenção, disposição e o nível de todos os que participam deste momento único e dividem junto conosto estas emoções.  Um Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo, cheio de alegria, saúde, títulos de nosso clube e ao final... o nosso Gigante, novo em folha!

Um grande abraço!

Emílio Fialho 
(https://twitter.com/EmilioFialho)
Evoluções do Gigante V Evoluções do Gigante V Reviewed by Redação on 21:36:00 Rating: 5

Nenhum comentário