Evoluções do Gigante VI (13 de janeiro de 2013).

Boa Tarde Colorados!

Como de costume, venho fazer nossa atualização com um resumo das informações sobre a reforma do Gigante da Beira Rio. Depois da última atualização (22 de dezembro de 2012) temos algumas novidades (boas e outras nem tanto) para repassar, fatos e imagens que marcaram esses últimos 25 dias.

Primeiramente, vamos às notícias!

- Ainda em dezembro, mais precisamente no dia 19, veio o anúncio da liberação do financiamento de R$ 271 milhões para o Beira Rio (http://vai.la/2U4v). Este é um fato importante, porque dá tranquilidade e segurança para a continuidade dos trabalhos de reforma. Apesar de aprovado, ele precisa ainda ser encaminhado para o dinheiro ser finalmente liberado (http://vai.la/2U4w). Esperamos tudo resolvido para breve.

- Foi iniciado o projeto “Visita Guiada a Obra” (http://vai.la/2SHg). As visitas começaram em 5 de janeiro, e neste último sábado teve uma segunda turma (http://vai.la/2U48). Quem tiver interesse, pode participar enviando e-mail para centrodevisitantesbr@hotmail.com e aguardar confirmação de agenda. Não é permitido tirar fotos nem filmar durante a visita, segundo quem participou. Tivemos feedback positivo de pessoas que foram à visita, inclusive gostaria de destacar o relato do Bruno Prates da Silveira, que participou da primeira visita e fez uma descrição de como foi a experiência ( veja na descrição das fotos http://vai.la/2U4fhttp://vai.la/2U4g). Agradecimentos também à Pati Izetti (http://vai.la/2U4B) que mandou sua contribuição. O ponto negativo é a falta de feedback do pessoal que organiza a visita, houveram relatos de pessoas que tentaram agendar e não receberam nenhuma resposta da área de agendamentos pelo e-mail. 

- Os operários da obra do Beira Rio iniciaram um movimento por melhores benefícios e rendimentos (http://vai.la/2U4C). O processo teve início dia 9 de janeiro com uma parada parcial e durou cerca de 24 horas. Após uma primeira tentativa de acordo, sem sucesso, eles entraram em estado de greve (http://vai.la/2U4m). As obras foram retomadas e espera-se uma decisão até a próxima terça feira (http://vai.la/2U4n). Aqui eu gostaria de fazer um pequeno adendo, com informações que pesquisei sobre o assunto greve em obras estádios de futebol. Como todos sabemos, vários estádios estão sendo construídos ou reformados para o copa. Em praticamente todos eles houveram incidentes relacionados a greve ou paralisações. Listei algumas reportagens sobre o tema (http://vai.la/2U4ihttp://vai.la/2U4j) para vocês entenderem que esse tipo de projeto tem muita probabilidade desse tipo de consequência (http://vai.la/2U4k), seja pelo tipo de trabalho das pessoas empregadas, ou pela natureza das empresas empregadoras (construção) ou ainda pela necessidade de prazo para entrega, gera uma condição ideal para pressão. Até na Arena teve greve (http://vai.la/2U4D). Em off, soube que a AG, com sua experiência, já “conta” com essas paralisações, inclusive ela tem a expectativa de pelo mais uma “greve” até o final da obra.

Sobre a Reforma! Estive por 3 vezes nesse período desde o último relato no Beira Rio. Vou resumir o que vi, e o que acompanhei por fotos das inúmeras contribuições que recebemos:

- Na parte externa, houve a retirada do famoso placar. Felizmente conseguimos fazer a documentação desta atividade (http://vai.la/2U4b,http://vai.la/2U4chttp://vai.la/2U4dhttp://vai.la/2U4e ) que foi histórica! O placar teve que ser serrado em duas partes para poder ser retirado. Um guindaste de grande capacidade foi designado para fazer o serviço (http://vai.la/2U4E). Ele permanece lá para a sequência de trabalhos com a retirada das torres de iluminação.

- Naquela mesma região do estádio, junto ao antigo placar, foram iniciadas a colocação das torres de sustentação da cobertura. Já são 7 novas torres (http://vai.la/2U4F) que se somam às 5 já colocadas na fase 1 da remodelação (http://vai.la/2U4G). Nesse mesmo processo, já são feitos os buracos na arquibancada para passagem das peças da estrutura (http://vai.la/2U4a). Isto JÁ é parte da colocação da cobertura, pois precisa estar pronto para sustentar as “folhas” ao final (http://vai.la/2U4H).

- Também se deu início a retirada das torres de iluminação (http://vai.la/2U45http://vai.la/2U46) e das cabines de imprensa provisórias (http://vai.la/2U47). Acredito que essas sejam as últimas peças de “arte” ou “porte” a serem retiradas ou destruídas do velho gigante. As outras, a lembrar, foram: marquise, boné, placar, arquibancada inferior, cabines de imprensa, tribuna de honra, vestiários. Pois é, velho gigante, você não é mais o mesmo...

- Uma coisa que eu vejo a parte externa pela avenida Beira Rio é que a fachada está praticamente toda lixada deste lado (http://vai.la/2U4J). Se prestarmos atenção, o exterior está praticamente todo padronizado e uniforme sem aquelas aberturas irregulares e as paredes. Tudo pronto para fazer no novo modelo, com a nova fachada. 

- Dentro do estádio, a grande notícia. O praticamente fechamento da primeira metade de arquibancada inferior (http://vai.la/2TSu). Esta era a visão que tanto esperávamos (http://vai.la/2TZ9), quando o Q4 estivesse bem encaminhado (http://vai.la/2U43) para se juntar ao Q1 (http://vai.la/2U44) dando a dimensão da grandiosidade dessa nova arquibancada. E o resultado foi muito bom. Podemos observar que a colocação dos pré-moldados se acelerou e com a utilização de 2 guindastes (http://vai.la/2U4M) devemos ter o fechamento total em pouco tempo. Do outro lado, já tem colocação de pré-moldados (http://vai.la/2U4N) tanto no Q2 quando no Q3 (http://vai.la/2U4O) .

Comentários Finais e Anúncios !

- Infelizmente não temos tido atualizações do site do Internacional sobre a reforma, e nesse período, espero que este grupo esteja cumprindo com seu papel de documentação dessa atividade. Gostaria de agradecer a todas as contribuições que recebemos seja por foto, relatos ou notícias, postadas por pessoas como nós, que tem interesse nesta obra. Inclusive nossas fotosde janeiro já foram usadas por outros veículos de comunicação para atualizar o status da obra(http://vai.la/2U4h), mas uma pena que o grupo não tenha levado os créditos (talvez pelo GPS ser um grupo fechado).

Era isso gente. Abraços GIGANTES!

Emilio Fialho
(https://twitter.com/EmilioFialho)
Evoluções do Gigante VI (13 de janeiro de 2013). Evoluções do Gigante VI (13 de janeiro de 2013). Reviewed by Redação on 12:58:00 Rating: 5

Um comentário

  1. Faz um post sobre a greve dos operarios da AG, vejo algumas informações mas é bom esclarecer melhor!
    Vlw

    ResponderExcluir

Deixe um comentário.