CLÁUSULA DE BARREIRA: Possível mudança nas eleições coloradas.

No ano passado, um dos assuntos mais debatidos nas eleições coloradas foi a cláusula de barreira. Principalmente a cláusula para na eleição presidencial. 

A Cláusula de Barreira exige um percentual mínimo de votos na eleição entre os conselheiros para cada candidato concorrer à eleição no "pátio", onde os sócios do clube votam para eleger o seu mandatário. Caso apenas um dos candidatos passe esta cláusula, como aconteceu ano passado, a eleição termina entre os conselheiro do clube, e o mesmo é eleito diretamente, sem passar pelo voto do associado. Situação que se tornou insustentável na eleição passada.

Após a conturbada reeleição do Presidente, que já não gozava de popularidade entre os sócios. Em março de 2013 foi eleita a nova mesa diretiva do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

Já em Abril ou Maio, foi convocado uma Comissão para a Reforma Estatutária, que infelizmente estava parada nos últimos dois anos. 

Para coordenar essa comissão foi designado o Procurador Geraldo da Camino, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo. Além dos demais Conselheiros:

Guilherme dos Reis Mallet (Relator)
Fernando Bolzoni
Giovani Figueiredo Gazen
Guilherme Dalla Rosa Osório
Luís Carlos Ávila de Carvalho Leite
Mário Sério Martins da Silva
Raul Gudolle Filho
Ubaldo Alexandre Licks Flores


Foi aberto prazo para apresentação de propostas pela parte dos Conselheiros e Movimentos políticos, no início até Junho, mas depois estendido até o final de Agosto.

Entre as questões levantadas estão a criação de um Conselho de Administração, Profissionalização, tempo de mandato para Presidente, vedação de mais de uma reeleição (hoje inexistente), e, claro, Cláusulas de Barreira, tanto para eleição das chapas do Conselho como para Presidente.

Após exaustivas reuniões, está em fase de finalização o ante-projeto que será levado ao Conselho. Se não houverem percalços e for aprovado, será organizada uma Assembléia Geral Extraordinária para votar as modificações no Estatuto em Dezembro.  

Segundo informação vinda de um conselheiro colorado, no mínimo uma redução significativa da cláusula de barreira para a eleição presidencial está muito bem encaminhada.




Obs: Amigos, peço à vocês leitores do Blog Catimba Colorada, que nos ajude na promoção do D'Alessandro. Clique no link abaixo e curta a foto. É rápido e fácil.


CLÁUSULA DE BARREIRA: Possível mudança nas eleições coloradas. CLÁUSULA DE BARREIRA: Possível mudança nas eleições coloradas. Reviewed by Redação on 12:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário